O contabilista é o profissional responsável por contar a história da empresa por meio dos números. A ele cabe apurar quais são os impostos e tributos a serem pagos, bem como informar o fisco, dados relacionados ao facturamento, às despesas e à distribuição de lucros aos sócios.
Quando se ouve dizer que Angola é o país mais caro do mundo, é porque todos os dias pagamos o preço das más práticas nos atos públicos. A contabilidade e a auditoria conscientes serão importantes ferramentas no combate a estas práticas que concorrem para o prejuízo do Estado .
A profissão de contabilista em Angola está cada vez mais dependente da certificação por meio de cursos de actualização obrigatória ministrados pela OCPCA e exigências alinhadas às melhores práticas internacionais por causa de constantes atcualizações legislativas; as empresas estão ainda muito dependentes de consultorias internacionais, pois o mercado ainda não conta com um número suficiente de contabilistas qualificados apesar do acesso a profissão de contabilista não ser fácil, pode ser acessível quando se trate de um contabilista com experiência. Quanto a importância do papel do contabilista a análise apontam para que as empresas e a sociedade em geral ainda não dão a devida importância ao contabilista, pois, algumas empresas conseguem sobreviver sem que haja contabilidade organizada e nada lhes acontece como por ex: as cantinas de cada bairro em Angola. Não obstante a isso, os grandes contribuintes já vêm o profissional como parceiro estratégico para tomada de decisões, pagamentos das obrigações fiscais a AGT e para atender as exigências da OCPCA. Quanto o futuro, alguns futuros contabilistas referem que existirá desafios e oportunidades com a adoção das IFRS, o profissional de contabilidade actualmente não está totalmente preparado, pelo que, deve buscar conhecimento e se preparar para dar respostas atempadamente.
Principais desafios,obstáculos e futuro da profissão, o desafio aqui esta em adequar a educação do ensino médio e superior/programas de formação ao trabalho, que se pode adquirir no mercado nacional, actualmente existe uma discrepância. Com o propósito de avaliar o que é necessário ao acesso à profissão de contabilista em Angola. A maior parte dos estudantes de contabilidade enveredou para a profissão de contabilista por causa da formação académica, gosto e facilidade em lidar com os números, é necessário gostar da contabilidade, estar muito atento aos números, aos procedimentos contabilísticos, ser disciplinado, investir muito tempo no período de aprendizagem, fazer o intercâmbio com os outros profissionais da área requisito acadêmico, a capacidade ou a vertente analítica das pessoas e depois numa índole muito pessoal a integridade salientado ainda como requisitos de um bom profissional o sentido e cumprimento dos princípios éticos, a formação continua, o amor à profissão, humildade e foco financeiro.
Segundo Decreto Presidencial nº232/10 de 11 de Outubro , do estuto da OCPCA, dita a impotância da profissão do Contabilista em Angola que são: 1- Efetuar o processamento contabilístico das transações das entidades sujeitas ao PGC e de acordo com o normativo contabilístico aplicável; 2-Zelar pela regularidade fiscal da forma e registo das transações; 3 Preparar demostrações financeiras de acordo com os princípios contabilísticos(Balanço, Demonstração de Resultados, Demonstração de Fluxos de Caixa e Notas as Contas;) e por último Assegurar o apuramento do Imposto do Rendimento a pagar.
A contabilidade encontra-se em constante evolução não só em Angola como em toda a parte,o que acarreta consigo mudanças nos procedimentos contabilísticos e leva a necessidade que todo o profissional contabilista esteja actualizado e se adapte às novas mutações com o intuito de atender a procura do mercado e fortalecer a profissão de contabilista.
Resumindo que os contabilistas em Angola ainda dependem muito das imposições do governo, na pessoa dos órgãos reguladores da profissão, reagindo apenas sobre novas situações que se impõem. O conhecimento profissional se encontra maioritariamente concentrado em Luanda, situação que se alastra desde o período da guerra colonial até a actualidade quando as pessoas fugiram das províncias a procura de melhores oportunidades de subsistência, existe assim uma carência de mais quadros profissionais qualificados pelo país.
Escrito por : Mauro Leandro.
YouTube: Mauro Leandro
Número do WhatsApp: +224 937 600 784.
2 Responses
Gostei bastante do conteúdo, desejo-lhe muitas forças!
Terrific post however I was wanting to know if you could write a litte more on this topic? I’d be very thankful if you could elaborate a little bit more. Thanks!