O casamento e consequentemente o papel de Marido, lembra-me e, é bem similar a 3 figuras no Sector da Contabilidade, nomeadamente
a) Consultor – Instrução
b) Técnico – Execução
c) Auditor – Validação
Como CONSULTOR, é sua responsabilidade instruir, propor, mostrar o caminho e procedimentos válidos para criação de políticas e eventuais correções à luz dos Princípios Contabilísticos.
Como marido não é diferente, é sua responsabilidade instruir e mostrar o melhor caminho para sua família.
Tomando a liderança em garantir que o melhor será observado em prol da família.
Como TÉCNICO é sua responsabilidade directa, após abordagem com o consultor, em executar as diretrizes agora encontradas ou estabelecidas.
Como Marido, não basta apenas mostrar o caminho, os erros, deverá também ser a principal figura que vai executar na prática.
Como AUDITOR, é sua responsabilidade validar se as políticas discutidas ou propostas pelo Consultor estejam em conformidade aos princípios gerais aceites, e que a execução do Técnico esteja integralmente correcta e reflita os princípios gerais aceites, conforme abordagem com o Consultor.
Como Marido, deve “auditar” sua família por garantir que os princípios discutidos e propostos (Consultor) estejam a ser corretamente aplicados (Técnico)
Pois!
Assim é!
Um bom Contabilista é realmente um bom Marido.
Pedro Januário
Marido e Contabilista
Whatsapp +244924667475