No atual mundo dos negócios, onde a tecnologia faz com que todo tipo de comunicação seja quase instantânea, inclusive, a transmissão de dados digitais, o escritório contábil se tornou um dos principais parceiros das pequenas empresas na luta pela sobrevivência ou na busca de um crescimento sustentável e perene.
O mar de informações exigidas delas (sim, até mesmo as micro-empresas são obrigadas à transmissão de dados fiscais, econômicos e sociais exigidos pelos mais diversos órgãos governamentais) faz com que todas tenham que estabelecer parcerias com escritórios contábeis para não sucumbirem às inúmeras exigências da “parte burocrática” do negócio.
Encontrar um escritório contábil que preste um serviço adequado às suas necessidades e condições financeiras é um dos primeiros desafios de um novo empreendedor.
E é por isso que o título deste artigo sugere a relação dos escritórios com planos de saúde, pois, em ambas as atividades, eles são muitos, de variados preços, serviços, qualidade no atendimento e também são praticamente imprescindíveis, pelo menos pra quem se preocupa com o futuro.
Assim como as seguradoras de saúde devem prestar um bom atendimento aos seus segurados, o mínimo necessário que um escritório contábil pode fazer em relação ao seu atendimento é não deixar os seus clientes sofrerem sanções por falta de envio de declarações obrigatórias, das quais são de sua responsabilidade, assim como, sempre informá-los sobre as constantes novas obrigações e adequações que serão exigidas.
Em um passado não muito distante, os escritórios contábeis tinham a péssima fama de serem meros “calculadores de impostos”, apesar de sempre terem que cumprir diversas tarefas e obrigações além da simples emissão de guias tributárias.
Infelizmente eles não tinham seus serviços reconhecidos como uma parte importante do cotidiano das empresas. No entanto, a realidade hoje é outra, totalmente diferente do passado.
O escritório contábil do século XXI é responsável por uma gama de processos e informações tão extensa, que, sem ele, a empresa simplesmente não funciona adequadamente e, com certeza, irá quebrar ou gerar prejuízos muito maiores que o custo mensal de sua contratação, ou seja, eles se pagam e MUITO.
Como devo escolher um escritório contábil?
O primeiro critério para escolha de um bom escritório contábil deve ser a garantia de que sua empresa seja tratada de forma honesta e que as necessidades do seu negócio sejam atendidas, no que diz respeito aos quatro departamentos normalmente exigidos: Pessoal, Fiscal, Contábil e Societário. Trocando em miúdos, ter a folha de pagamento feita corretamente, seus tributos fiscais e sociais devidamente calculados, as obrigações acessórias entregues dentro dos prazos, a contabilidade fechada para envio à Receita Federal e a documentação legal da empresa em ordem.
Outro critério muito importante é não tentar pagar menos que o mercado normalmente cobra, e assim, evitar problemas futuros. Procure uma relação Custo X Benefício que agrade e seja justa para ambas as partes. O barato de hoje pode sair caro amanhã, já que um bom atendimento exige investimentos em pessoal, equipamentos e tecnologia necessárias para isso e exige um honorário atrelado à esse custo.
Assim como um plano de saúde barato pode não prestar um bom serviço numa eventual emergência, e você levar a pior por isso, nem sempre um escritório contábil que cobra abaixo do mercado estará apto a satisfazer todas as necessidades de seus clientes e você poderá estar dando um tiro no próprio pé.
LEONARDO MONTE
Empresário Contábil
www.monteassessoria.com.br
whatsapp +55 81 99189-2552