NÃO NEGLIGENCIE A TEORIA E OS FUNDAMENTOS EM QUALQUER CIÊNCIA

Prof. Coriolano Contabilidade

Prof. Coriolano Contabilidade

Bacharel em Contabilidade pela Universidade Federal de Pernambuco e pós graduado em auditoria.

É muito comum estudantes e profissionais de diversas áreas querer “atropelar o processo”, ou melhor, achar que teoria e prática são completamente dissociadas. É muito comum ouvir frases do tipo: A prática é diferente da teoria! Na prática é diferente. Isso ocorre quando envolve contabilidade e praticamente qualquer ciência. Discordo desse ponto de vista. Creio eu que na maioria dos casos estudantes ou profissionais que assim pensam tem preguiça em estudar por que quer encontrar um atalho. Decoram um processo ou procedimento contábil e quando surge uma situação nova fica perdido. Imagine como é fazer um bolo “na prática”. A teoria seria a receita, a qual constaria escrita os ingredientes e o como fazer o bolo. Na contabilidade é a a mesma coisa. É evidente que tudo deve ser dosado com equilíbrio, teoria e prática.
E agora vou explicar sobre plano de contas na contabilidade para ilustrar e exemplificar o que comentei até agora. Na contabilidade brasileira os contadores são livres para criar as contas. Depende do ramo de atividade, do porte da empresa, faturamento, regime tributário. Melhor afirmando, no ativo podemos ter:

FARMÁCIA SOUZA

ATIVO
CIRCULANTE
BANCO CONTA MOVIMENTO
BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA 1020

FARMÁCIA SILVA

ATIVO
CIRCULANTE
BANCO CONTA MOVIMENTO
BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA 1030

Percebam, que duas empresas diferentes tem estruturas de plano distintas. A primeira AGÊNCIA 1020 e a outra 1030. Nós seguimos a lei 6.404/76. Mas, como reportei existe liberdade. Em angola, cujo país por ter sido colonizado pelos portugueses copiaram o POC(PLANO OFICIAL DE CONTAS). Copiaram a contabilidade, ou seja, neste país africano tem-se o PGCA(PLANO GERAL DE CONTAS ANGOLANO). Por este plano que é um normativo, lei angolana, no nosso exemplo as FARMÁCIAS SOUSA E SILVA não teria agência 1020 e 1030, respectivamente e sim, as mesmas contas,isto é, BANCO DO BRASIL – AGÊNCIAS, por exemplo.
Portanto, é fundamental expandir a linha de horizonte do conhecimento teórico para ser um profissional diferenciado e ter no ambiente de trabalho um raciocínio rápido.

Lucivando Coriolano
Contador Municipal/Professor Empreendedor/Escritor/Youtuber/Entusiasta de Ciência da Computação

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Olá, Sou Lucivando Coriolano. Bacharel em Contabilidade pela UFPE e Pós Graduado em Auditoria. Atualmente sou Contador de carreira na Prefeitura Municipal de Ipojuca (Grande Recife)

Newsletter

Informe seu Email para receber novos artigos e cursos

Redes sociais

Conheça nossos cursos