DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS NOS ASPECTOS CONTÁBEIS DO BRASIL,PORTUGAL,ANGOLA,MOÇAMBIQUE E GUINÉ-BISSAU

Prof. Coriolano Contabilidade

Prof. Coriolano Contabilidade

Bacharel em Contabilidade pela Universidade Federal de Pernambuco e pós graduado em auditoria.

Tenho vivenciado e aprendido, especialmente com estudantes e contadores angolanos aspectos contábeis semelhantes e diferentes em relação ao Brasil. Através de lecionar aulas on line para esses países chega-se à conclusão que realmente a contabilidade é a linguagem universal dos negócios. O método das partidas dobradas idealizado em 1492 pelo matemático, o Frei luca Pacioli é aplicado de forma igual no mundo todo. O que difere em regra são aspectos conceituais e de conta a forma de tratar os lançamentos contábeis de débito e crédito. Eu explico: Aqui no Brasil nós aprendemos a fazer lançamentos contábeis por conta, guardamos o conceito de cada conta e somos privilegiados. Infelizmente as universidades de Angola por exemplo, ensinam de modo muito pobre e precário os estudantes debitar e creditar. Nesse país, decoram códigos de contas, lançando-os dessa forma. Vejam esses exemplos:
Compra de mercadorias à prazo no Brasil
Débito- estoque
Crédito- fornecedores

Compra de mercadorias à prazo em Angola

Débito- 35
Crédito- 65

Vale salientar que os códigos das contas de estoque e fornecedores em Angola não são esses(meramente exemplificativo) Apenas, relatei para mostrar como é a tratativa. De modo absurdo, os professores de contabilidade forçam-se os estudantes desses países a responderem as provas decorando códigos de contas. A meu ver esta forma de ensinar é muito pobre do ponto de vista do aprendizado dos conceitos contabilísticos.
É sabido que eles não têm a liberdade que nós temos: Nosso plano de contas é algo livre que o contador elabora de acordo com o porte da empresa, número de funcionários, ramo de atividade, regime tributário, etc. Aprendemos que nossa estrutura das demonstrações contábeis e conceitos de contas e organização estão na lei das S.A, a lei 11.638/2008. A estrutura do balanço patrimonial por exemplo, não é por caso que primeiro tem-se o ativo circulante composto de disponibilidade, direitos realizáveis no curso do exercício etc. No caso de Angola é mais “engessado”. Eles seguem o PGC – Plano Geral de Contas, que é uma lei que já estabelece a arrumação das contas, isto é, como se fosse um plano de contas padrão para todos os tipos de empresas. Creio eu, que é influência da contabilidade de Portugal, este modo semelhante tem o POC – Plano Oficial de Contas.
Existem outros aspectos como por exemplo: Toda nossa transação bancária recai na conta banco conta movimento(Nosso tratamento). No caso deles existe até a conta Depósito a ordem, Imobilizações corpóreas. Capital circulante líquido eles denominam de fundo de maneio.
O nosso Ativo Circulante lá é Ativo Corrente. Outro ponto é a arrumação do Balanço patrimonial. Seguimos a ordem decrescente de liquidez, isto é, da que tem mais capacidade de se transformar em caixa para a menos. Começamos e não é por acaso, com caixa e finalizamos nas últimas linhas com imobilizado e intangível do lado do ativo e do lado do passivo segue o grau decrescente de exigibilidade, ou melhor, da que tem maior prioridade de pagamento para a menos. Começamos com Fornecedores e finalizamos na última linha com Capital Próprio. Eles começam com capital próprio e finalizam com fornecedores (ordem crescente).
Então, de modo geral este artigo procurou mostrar haver semelhanças e diferenças o método das partidas dobradas é o mesmo no mundo todo: Debitar compra à prazo ou à vista de mercadorias é igual no mundo todo, no mais há diferenças terminológicas de contas.
E por hoje é isso! Até Breve!

One Response

  1. Good post. I learn something totally new and challenging on blogs I stumbleupon on a daily basis. Its always useful to read through content from other authors and practice a little something from their sites.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Olá, Sou Lucivando Coriolano. Bacharel em Contabilidade pela UFPE e Pós Graduado em Auditoria. Atualmente sou Contador de carreira na Prefeitura Municipal de Ipojuca (Grande Recife)

Newsletter

Informe seu Email para receber novos artigos e cursos

Redes sociais

Conheça nossos cursos