CONTADOR OU CONTABILISTA?

Prof. Coriolano Contabilidade

Prof. Coriolano Contabilidade

Bacharel em Contabilidade pela Universidade Federal de Pernambuco e pós graduado em auditoria.

Eis uma dúvida que muitos não sabem diferenciar a distinção entre contador e contabilista. Na verdade, todo contador é contabilista, mas nem todo contabilista é contador. Como assim? Nas minhas explanações a seguir você entenderá melhor.
           O Decreto-Lei nº 9.295/46 regulamentou a atuação dos profissionais da área contábil no Brasil, definindo as atribuições do contador e do técnico em contabilidade.
               Você ainda deve estar se perguntando sobre o que é um contabilista, já que sabemos que contador é todo profissional com bacharel em ciências contábeis e com registro profissional no órgão de classe (CRC´S). Aqui vale um adendo, não basta ser bacharel em contabilidade para ser considerado contador. É condição necessária o registro no órgão de classe. Exemplo semelhante são os bacharéis em direito (ciências jurídicas), que para serem considerados advogados deverão ser registrados no devido órgão de classe, neste caso, a Ordem de Advogados do Brasil (OAB). Esses registros no conselho de classe habilitam os profissionais com título de bacharéis de curso superior a exercer a profissão.
               Contabilista pode ser tanto o técnico de contabilidade (nível médio profissionalizante) como o contador. Está aí uma distinção clara.
               Você deve estar se perguntando: O que diferencia o contador do técnico em contabilidade no exercício legal da profissão. Sabe-se que a única vedação é que os técnicos em contabilidade podem exercer todos os trabalhos que um contador pode executar, exceto o de perícia e auditoria. Estes são exclusivos do contador.
               Pode-se ainda ficar uma dúvida “no ar”. O que faz então um contador? Em que áreas pode trabalhar?
               O contador pode atuar com pericias diversas (trabalhista, judicial, apuração de haveres, lucros cessantes etc), auditoria governamental interna ou externa, auditoria externa independente, auditoria interna privada, consultoria contábil, trabalhista, tributária, ensino em faculdades. Pode atuar com contabilidade de condomínios, escritórios de contabilidade, contabilidade de seguros, planos de saúde, ambiental, rural, governo (contabilidade pública), enfim, uma infinidade de áreas.
 
VC SABIA QUE EXISTE DIA DO CONTADOR E DIA DO CONTABILISTA?
 
A criação do primeiro curso de graduação em Ciências Contábeis no Brasil, surgiu em 1945, sendo um fato histórico, o qual deu origem ao Dia do Contador e consagrou como sendo o dia 22 de setembro e é comemorado até hoje.
No que diz respeito ao dia do Contabilista, o dia 25 de abril foi citado no ano de 1926 por João Lyra, senador e patrono dos contabilistas, como o “Dia do Contabilista Brasileiro”. No entanto, a data comemorativa só foi realmente instituída por lei em 1979.
Vale salientar que em 2012, o Conselho Federal de Contabilidade determinou, em função da modernização da profissão, substituir o termo “contabilista” por “profissional da contabilidade”.
Sendo assim, no dia 25 de abril é comemorado atualmente o Dia do Profissional da Contabilidade, isto é, para todos que exercem atividades nessa área no país.
               O assunto desse blog procurou esclarecer a sua curiosidade quanto ao tema. Espero que tenham gostado!!!
           Aguardo vocês nas aulas. Bye!!!

One Response

  1. Good post. I learn something totally new and challenging on blogs I stumbleupon on a daily basis. Its always useful to read through content from other authors and practice a little something from their sites.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Olá, Sou Lucivando Coriolano. Bacharel em Contabilidade pela UFPE e Pós Graduado em Auditoria. Atualmente sou Contador de carreira na Prefeitura Municipal de Ipojuca (Grande Recife)

Newsletter

Informe seu Email para receber novos artigos e cursos

Redes sociais

Conheça nossos cursos