A análise dos factos patrimoniais faz parte da segunda etapa da sistematização do processo contabilístico, ela acontece depois da recolha de informações de diversas fontes;
É uma técnica que consiste na capacidade do técnico de contabilidade/contabilista de discernir sobre um determinado documento em sua posse antes da classificação e registo, é a capacidade analítica do profissional de contabilidade, é a leitura que o técnico faz ao documento. Esta técnica compreende dois aspectos fundamentais a ter em conta:
– Ramo de actividade da empresa e o;
– Destino do bem/serviço comprado.
Ninguém pode analisar um facto patrimonial sem antes saber qual é a atividade da empresa em causa, isto é, não se pode classificar um bem/serviço sem antes sabermos qual o destino do mesmo. Devemos compreender que a classificação dos factos patrimoniais é feita através da lista do código de contas (disponível no PGCA) depois da análise do mesmo facto, e só depois da classificação vem o registo contabilístico. Só para termos uma ideia do quão importante é termos em mente estes dois aspetos fundamentais no ato da análise de qualquer facto patrimonial, vou dar um exemplo prático e simples:
Ex: 1- A empresa CMJ, LDA comprou 3 viaturas de marca TOYOTA, ao preço unitário de 5.000.000,00 AO;
Ex2- A empresa CJ, LDA comprou 3 viaturas de marca BMW, ao preço unitário de 8.000.000,00 AO.
Nota1: A empresa CMJ dedica-se a venda de viaturas, e comprou as 3 viaturas para vender;
Nota2:A empresa CJ dedica-se a prestação de serviços de contabilidade, e adquiriu as 3 viaturas para os seus directores.
Questão: Depois da análise feita, seráque a classificação para estes dois factos patrimoniais serão as mesmas? Justifica, deixe o seu comentário.
É importante que os contabilistas tenham uma boa capacidade de análise, capacidade analítica de discernimento, evitar mecanizar os processos.
Autor: Cláudio Morais José
Contabilista/Formador – Angola
Tel/WhatsApp: + 244 929938219
4 Responses
Para empresa que vende automóveis, eles vão ser mercadoria devido ao objeto social da empresa, para a empresa de contabilidade vai ser imobilizado corpóreo uma vez que vai auxiliar a prestação de serviços de contabilidade na deslocação dos seus técnicos!
Isso mesmo. Perfeito. Créditos do artigo da Autoria do Professor Cláudio Morais José(Angola)
Saber objecto social da empresa é mesmo muito importante, para empresa que vende automóveis, os carros são considerados existências , já para outra empresa é considera imobilizado …
Boas, isso mesmo.