PRINCÍPIOS OBRIGATÓRIOS QUE TODO CONTADOR PRECISA SABER E A APLICABILIDADE DESTES

Prof. Coriolano Contabilidade

Prof. Coriolano Contabilidade

Bacharel em Contabilidade pela Universidade Federal de Pernambuco e pós graduado em auditoria.

Inicialmente, a resolução CFC nº 750/93 nos trouxe os chamados PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE. Entretanto esta resolução foi revogada pela nº 1.282/2010 e passou a denominar-se de PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE. Elenco-os a saber:
Entidade
Continuidade
Oportunidade
Registro pelo valor original
Prudência
Competência

Vale salientar que destes, os mais importantes e de aplicação obrigatória para os profissionais da contabilidade (contadores e técnicos em contabilidade) são estes: Princípio da entidade e principio da competência. Considero-os como os mais importantes, pois é uma obrigatoriedade saber no mínimo esses para o exercício da profissão contábil.
Relato agora um caso clássico de aplicação do princípio da entidade e notadamente listarei um exemplo de infringência a tal princípio. Antes de mencionar, cabe expor que o empresário desconhece noções de apuração de lucro. Desconhece a diferença básica de lucro econômico e financeiro, o qual esta narrativa advém da aplicabilidade nos registros contábeis por meio do Princípio da competência. Eu explico: Se mostrarmos um balanço patrimonial para o empresário desprovido de conceitos básicos de contabilidade, este não entenderá que o saldo do disponível (caixa e bancos) não necessariamente é igual ao demonstrado na DRE- Demonstração do Resultado do Exercício. Demonstração essa de cunho econômico que visa apurar se a azienda(entidade) auferiu lucro ou prejuízo no exercício. Pois bem, o Lucro apurado na DRE pode ser igual ou diferente ao saldo das disponibilidades (caixa e bancos). Quando será diferente? Quando no resultado do exercício, isto é, o lucro líquido apurado depois de deduzir todos os custos e despesas for resultado de eventos à vista e a prazo. Tem-se dessa forma um lucro que não é o mesmo saldo do caixa e banco conta movimento, pois ocorreram vendas a prazo. Portanto, o saldo que está apurado como lucro líquido no exercício é resultante de vendas a prazo (a receber de clientes) e recebidos à vista. Esta situação é comum para os pequenos empreendimentos, o qual geralmente o empresário apura o lucro com base no que dispõe “no bolso”.
Entidade e competência como princípios estão intrinsicamente relacionados.
Voltamos ao fato do empresário seja este de pequeno, grande ou médio porte. Seja por desconhecimento, seja apurar menor base de cálculo no LAIR – Lucro antes do Imposto de Renda a fim de pagar menos imposto de renda, mesmo que ao final proceda-se ao Lucro real com adições, isto é, valores que foram consideradas despesas operacionais, mas que o fisco entende que não é, logo devem ser adicionadas ao LAIR. Ai outro quesito que tratarei ainda neste artigo. No caso de o empresário infringir o princípio da entidade achas certo uma empresa que tem conta bancária pessoa jurídica pagar com recursos da empresa mensalidade escolar do seu filho? Evidente que não! Pois, basicamente o princípio da entidade diz não se deve misturar patrimônio de pessoa física com o da pessoa jurídica.
Patrimônio aqui numa acepção ampla são bens, direitos e obrigações. Logo não é correto utilizar um ativo de uma empresa jurídica para pagar uma obrigação de uma pessoa física. É nesse sentido. E no caso de contabilizar despesas particulares dos sócios como despesas operacionais? Essa é uma adição ao lucro contábil (LAIR). Há que destacar a diferença entre Lucro contábil e Lucro fiscal (Lucro real). O Lucro contábil segue as normas de contabilidade e o lucro real é o lucro contábil com adições e exclusões estabelecidas no Regulamento do imposto de renda. Desta maneira, ao se considerar por exemplo, que despesas particulares dos sócios são despesas operacionais e foram deduzidas obtendo-se menor Lucro contábil – Lair, este base de cálculo para o imposto de renda. Desta forma está se apurando menor imposto de renda. O que nesse caso diz o fisco? Esta despesa (Despesas particulares dos sócios) não é despesa operacional. É despesa de pessoa física. Some ao lucro contábil (Lair). Desta maneira com essa adição aumentará a base de cálculo do imposto de renda e, consequentemente haverá maior imposto de renda a pagar.

Retomemos agora ao princípio da competência e no que diz respeito a sua aplicabilidade uma boa narrativa é o exemplo de contratação de seguros. Vejamos um exemplo em que uma empresa contrata um seguro de veículo com pagamento à vista em 02/01/2021 com vigência até 31/12/2021(um ano) no valor de R$ 1.200,00. Quais os lançamentos contábeis resultantes?

Débito – Despesas pagas antecipadamente – seguros a apropriar 1.200
Crédito- Bancos                             1.200   

No primeiro mês:

Débito – Despesas com seguros
Credito – Seguros a apropriar                   100,00

No segundo mês:

Débito – Despesas com seguros
Credito – Seguros a apropriar                   100,00

Aqui vale umas considerações: A conta sintética DESPESAS PAGAS ANTECIPAMENTE não é conta de despesa da demonstração do resultado, embora pareça estranho. É um direito a receber. Que direito? Neste caso, o usufruto do seguro. Inicialmente na contratação do seguro há um direito de usar o seguro por 12 meses. Aí que está a aplicabilidade do princípio da competência, isto é, considerar que as despesas e receitas devem ser reconhecidas na apuração do resultado independentemente do recebimento ou pagamento. O que importa é o fato gerador. Neste exemplo, é o uso do seguro. A medida que for transcorrendo o tempo, a conta que representa o direito (Despesas pagas antecipadamente – seguros a apropriar) vai sendo baixada do balanço até zerar e todo o saldo de despesas pagas antecipadamente se transformar em Despesas(DRE). 
Por hoje é só! Até Breve!

6 Responses

    1. Acho que não leu ou prestou atenção na matéria. Eu disse que conforme a resolução cfc 750/93 chama-se princípios fundamentais de contabilidade e foi revogado pela res. Cfc 1282/2010 passando a se chamar principios de contabilidade. Essa estrutura conceitual não alterou os princípios da res. 1282/2010 e você mensionou a 750.

  1. PRINCIPIOS OBRIGATORIOS QUE TODO CONTADOR PRECISA SABER E A APLICABILIDADE DESTES – Professor de contabilidade

    “” very interesting,Admin – please read!

    В Гидра онион сеть не очень легко попасть ввиду последних событий, для этого нужно актуальное активное зеркало. В связи с недавней атакой на серверы HYDRA, мы закрыли вход всем пользователям. Чтобы продолжить пользоваться ресурсом, нужно верифицировать свой аккаунт путём пополнения баланса. Необходимо пополнить баланс своего аккаунта на сумму. Вашему вниманию прямые ссылки на зеркало официальный сайт hydra: https://xn--hydrarzxpnew4af-hw5h.com Cовершатьзаказы очень просто – разберётся даже начинающий юзер интернета. Выберите позицию, которая вас заинтересовала, затем город, район и нажмите кнопку “Купить”. Выберите способ оплаты: Bitcoin с баланса или через Qiwi кошелек. Подтвердите заказ и поднимайте товар в указанном месте.

  2. Good post. I learn something totally new and challenging on blogs I stumbleupon on a daily basis. Its always useful to read through content from other authors and practice a little something from their sites.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Olá, Sou Lucivando Coriolano. Bacharel em Contabilidade pela UFPE e Pós Graduado em Auditoria. Atualmente sou Contador de carreira na Prefeitura Municipal de Ipojuca (Grande Recife)

Newsletter

Informe seu Email para receber novos artigos e cursos

Redes sociais

Conheça nossos cursos