DESVENDANDO E ENTENDENDO OS DÉBITOS E CRÉDITOS EM CONTABILIDADE

Prof. Coriolano Contabilidade

Prof. Coriolano Contabilidade

Bacharel em Contabilidade pela Universidade Federal de Pernambuco e pós graduado em auditoria.

Em todos os meus anos de ensino de contabilidade e disciplinas corretas percebi que entender DÉBITO E CRÉDITO é a grande dificuldade de nossos acadêmicos de contabilidade, ou melhor, entender o método das partidas dobradas. De forma equivocada a percepção é que débito para muitos é na contabilidade algo desfavorável e crédito é algo vantajoso. NA CONTABILIDADE BANCÁRIA de fato é nessa percepção, mas na CONTABILIDADE TRADICIONAL é diferente. Para entendermos melhor teremos que voltar no tempo, isto é, por volta do ano de 1492. Foi nessa época que o célebre matemático Frei Lucca Pacioli idealizou o famoso e universal MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS. Tal enunciado diz: ” Para cada débito há um crédito de igual valor e vice versa” e é por isso que no BALANCETE DE VERIFICAÇÃO A SOMA DOS DÉBITOS É IGUAL A SOMA DOS DÉBITOS. Isto advém do método. O balancete de verificação é a prova dos 9 da contabilidade, pois se na coluna dos saldos das contas devedoras for igual a da coluna das contas credoras teoricamente os lançamentos estão corretos. Mas, nem sempre!!! Como assim?
Eu explico: Matematicamente se há igualdade os lançamentos estão corretos, numa auditoria com profundidade pode-se notar um erro de NATUREZA QUALITATIVA. De modo QUANTITATIVO OU MATEMÁTICO pode estar correto, mas quanto a natureza nem sempre, pelo simples fato de que lançou-se em contas erradas, mas foi uma a débito e outra a crédito. Por exemplo: Compra de mercadorias à prazo.
O lançamento seria:
D – Estoque
C – Fornecedores
Mas, digamos que o lançamento feito foi:

D – Estoque
C – Caixa

Em ambos os casos, matematicamente(Quantitativamente) a soma dos débitos é igual a soma dos créditos. Mas, como é percebido do ponto de vista da qualidade da informação contábil houve erro de lançamento nas contas e isto é possível detectar numa auditoria.
Partindo-se para entender o significado e entendimento do que seria DÉBITO E CRÉDITO vamos partir para os conceitos dessas palavras no LATIM. Débito em latim é PERTENCE A e Crédito é CONFIANÇA. Portanto, voltando ao lançamento de compra de mercadorias à prazo sugiro adotar os seguintes passos:

1º QUAIS AS CONTAS ENVOLVIDAS NO FATO CONTÁBIL?
Resposta: Estoque e Fornecedores
2º O QUE PERTENCE A EMPRESA?
Resposta: O estoque, logo deve ser debitado por que DÉBITO É PERTENCE A.
3º ALGUÉM CONFIOU NA CAPACIDADE DA EMPRESA DE HONRAR SEUS COMPROMISSOS?
Resposta: Sim, os fornecedores. Crédito é CONFIANÇA, logo fornecedores deve ser Creditado.
4º COMO RESULTOU O LANÇAMENTO CONTÁBIL?
Resposta: D- Estoques
C – Fornecedores

Seguindo essa lógica para as contas patrimoniais ajudará bastante no raciocínio. Por último devo destacar o porquê das contas do ATIVO SEREM DO LADO ESQUERDO E AS CONTAS DO PASSIVO SEREM DO LADO DIREITO. Imaginemos a invenção dos números. Se traçarmos uma reta a ESQUERDA DO 0 ficam os números negativos e A DIREITA os positivos. Qual a explicação? É uma convenção. Assim, como a ordem de contas do ativo serem à esquerda e passivo e Patrimônio líquido a direita também é uma convenção. Espero com essa explicação tenha sido objetivo.
Até a próxima!!!

2 Responses

  1. Good post. I learn something totally new and challenging on blogs I stumbleupon on a daily basis. Its always useful to read through content from other authors and practice a little something from their sites.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Olá, Sou Lucivando Coriolano. Bacharel em Contabilidade pela UFPE e Pós Graduado em Auditoria. Atualmente sou Contador de carreira na Prefeitura Municipal de Ipojuca (Grande Recife)

Newsletter

Informe seu Email para receber novos artigos e cursos

Redes sociais

Conheça nossos cursos