Esta temática é interessante percebendo sob alguns ângulos. O estudante de contabilidade na maioria das vezes enxerga apenas o trabalho dos contadores nos escritórios ou até mesmo atuando como profissional de contabilidade em grandes organizações. Devo deixar claro que um curso de nível superior não limita-se a uma ou duas atuações. Há Várias vertentes num curso acadêmico. Na contabilidade não é diferente. O contador pode atuar como perito judicial(pericia contábil, trabalhista, etc)contador de órgãos públicos, prestar concurso público e atuar como auditor fiscal, trabalhar em escritórios de contabilidade e atuar como analista fiscal, analista contábIl,departamento pessoal. Pode atuar como controller(área de controladoria em empresas privadas). Trabalhar como auditor interno ou externo(independente) auditando demonstrações contábeis. Planejamento tributário, consultoria diversas, ou ainda ser professor e seguir carreira acadêmica. A lista é exaustiva( há outras aŕeas).
Outro fato a considerar é somos multivocacionados, isto é, nossas aptidões não se resume a apenas uma. É por isso que encontramos contadores que cursam direito e atuam depois com direito tributário.
O presente artigo é direcionado principalmente aos estudantes iniciantes entenderem melhor que contabilidade é um curso muito abrangente. Este artigo fica por aqui!!! Até breve!!!
Lucivando Coriolano
Contador municipal/Professor Empreendedor/Escritor/Entusiasta de tecnologia da informação
whatsapp +55 81 99560.8085