Na maioria dos casos, a contabilidade é negligenciada pelos seus contadores e técnicos ao trabalhar com empresas do regime tributário. Pode-se dizer que este regime tributário de acordo com a lei complementar nº 123/2006 não obriga as empresas a elaborar o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício.
Na verdade os micro e pequenos empresários só elaboram os demonstrativos contábeis se obrigados por lei ou se por necessidade, como é o caso de acesso a crédito bancário. A boa noticia é que o mercado de contabilidade tem espaço para todos, ou melhor, mesmo sem domínio ou conhecimento raso de contabilidade pura( Contabilidade geral aprendida nas escolas) é possível fechar negócios.
Lembro-me e pasmem, em meados de 2011 trabalhei no escritório de contabilidade em Recife-PE(Brasil) e um dos sócios da empresa de contabilidade pediu-me para explicar algumas demonstrações contábeis de algumas empresas. Fiquei pensando: Como irei explicar algo em 5 minutos que levou 5 anos de aprendizado?
Eu mesmo, já ofertei treinamentos para contadores atuantes com empresas do Simples sem saber elaborar as demonstrações financeiras.
A proliferação de faculdades de ciências contábeis tem formado profissionais com formação teórica duvidosa. Como comentei em posts anteriores ainda estamos com a mentalidade do profissional guarda-livros(década de 40). Mas, a contabilidade de cunho mais técnico ou cientifico, ou melhor, que proporciona para as organizações tomadas decisões tem seguido avanços.
A questão de um contador desconhecer regras de registros contábeis ainda assim permite fechar negócios pelo fato que a principal habilidade profissional no mundo dos negócios é a comunicação. Isto vale, para qualquer profissão. É por isso, também que advogados sem notório saber jurídico é capaz de fechar contratos. É “vender peixe podre” e o cliente acreditar que está adquirindo algo valioso. Vestimenta, oratória, um bom veículo automotor. Tudo é comunicação e marketing.
Segundo aponta estudo do Sebrae que 72% das empresas do Simples Nacional não tem contabilidade formalizada. Nesse sentido diversas são as lacunas e desafios:
- Ausência de Visão da Realidade Financeira: Sem este cenário é ignorado indicadores de análise de balanços como por exemplo, lucratividade, endividamento e fluxo de caixa, primordiais para a tomada de decisões empresariais
- Dificuldades no acesso a empréstimos e financiamentos(créditos bancários) necessários para expansão das empresas.
- Dificuldades na venda do Negócio(sucessão empresarial): Neste caso, há ausência de informações contábeis para viabilizar a compra de um empreendimento próspero e lucrativo.
Encerro este texto afirmando que embora a contabilidade pura e aplicada não seja algo obrigatório para empresas do simples diferencia os contadores dos “contadores. A questão é oferecer um serviço de qualidade para o seu cliente.
Lucivando Coriolano
Contador Municipal/Professor Empreendedor/Escritor/Youtuber/Estudante de análise e desenvolvimento de sistemas e pós graduado em auditoria
whatsapp: 81 99560.8085