Fecho de contas do exercício econômico

Prof. Coriolano Contabilidade

Prof. Coriolano Contabilidade

Bacharel em Contabilidade pela Universidade Federal de Pernambuco e pós graduado em auditoria.

.

Na época de Abril e Maio fala-se muito sobre fecho de contas, mas poucas pessoas não sabem o que é, quero ilustrar o que é o fecho de conta desde o seu início e onde termina, para ajudar você a fazer um estudo sobre o mesmo, ou usar este conteúdo no seu trabalho académico ou profissional tenha por favor paciência de ler.

O fecho de contas: São as operações que as empresas realizam no fim de cada período econômico ,que normalmente ocorre na data de relato, isto é 31/12 mas feitos a todos instante (Mês a Mês).Infelizmente, nem todas empresas o fazem, isto nos leva a obter resultados e nos mostra a situação económica e financeira da empresa.

O seu ponto de partida desde já, começa no Balancete de verificação.

O balancete de verificação é um mapa contabilístico, que mostra se as operações ou factos lançados estão equilibrados ou certo, está equilibrado quando o total da movimentação a débito ,corresponde ao total da movimentação a crédito, e consequentemente quando o total dos saldos devedores são iguais ao total dos saldos credores.

Por conseguinte, o balancete de verificação é o total de todos os lançamentos que a empresa fez até a data de relacto isto é, 31/12, Porque no caso forma mensal para facilitar na leitura do balancete de verificação e regularização de erros. Desta forma permite a melhor análise do balancete.

Por ex: acontece que por lapso, foi lançado um determinado valor numa conta errada, mas que têm a mesma natureza de movimentação contabilística, aí o balancete estará equilibrado, mas não certo, porque não foi movimentada na sua respectiva conta, violando assim as característica de informações financeiras que a entrega, isso nos leva ao balancete retificado ou de regularização.

No entanto, o balancete de regularização é um documento contabilístico de origem a todas aquelas operações, que não foram lançadas no decorrer de actividade ,ou que foram mal lançadas por lapso ,ou ainda por questões de alguns métodos e configurações que a empresa utiliza e deixam para o final do exercício económico.

São geralmente operações de regularização do exercício as seguintes:

➢ Cálculo do CMVC, utilizando o sistema de inventário intermitente ou periódico

➢ As Amortizações:

➢ Operações que devem ser levadas em conta o princípio da especialização ou acréscimo(vulgarmente conhecido como deferimento):

➢ Cálculo de juros a pagar:

➢ Subsídio de natal aos trabalhadores:

➢ Participação em algumas empresa(estamos a falar de entidade

participantes e participadas-empréstimos):

➢ Dividendos.

Depois de se fazer o balancete verificação, e de se elaborar o balancete de regularização, vem a fase do “apuramento de resultado.

O que é o Apuramento de Resultado?

O apuramento de resultado consiste na transferência dos saldos das contas de gestão para resultado. E contas essas de resultados que podem ser:

R.Operacional, R.financeiro, R.Não operacional e o R.extraordinário.

Depois de se fazer o apuramento vem em seguida o balancete final.

O balancete final é um mapa contabilístico de origem das operações do apuramento de

resultado, que consiste na transferência dos saldos das contas de proveitos e custo para as contas de resultado. Neste balancete final as contas de gestão isto é, proveitos e custos aparecem zeradas ficando deste modo com saldo nulo(sem saldo).

Em seguida emerge a Demonstração de Resultado do exercício.

A Demonstração de Resultado do exercício é um documento ou mapa contabilístico que permite evidenciar as contas de custos e proveitos, de modo a encontrar o respetivo resultado da empresa, seja ele um resultado negativo(prejuízo) ou um positivo (Lucro).

E por fim, vem o balanço final.

O balanço Anual é um mapa contabilístico, que mostra em termos de valor o património

(Bens, Direitos e Obrigações) da empresa, após todas operações realizadas ou ocorridas durante o exercício económico.

Normalmente o Balanço final é feito em 31/12(data de relacto),ou seja consiste na retirada dos saldos partir do balancete final, de modo a elaborar uma espécie de balanço inicial, mas que na verdade é denominado por Balanço final, em virtude deste ser elaborado após todas as operações e retificações durante o exercício.

Acredito que assim temos todos os passos de como fazer o fecho de contas em Angola.

Este conteúdo está certificado.

Autor: Mauro Leandro LM ..
Contabilista e analista financeiro.

4 Responses

  1. Please let me know if you’re looking for a article writer for your weblog. You have some really good articles and I think I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d absolutely love to write some content for your blog in exchange for a link back to mine. Please send me an e-mail if interested. Thank you!

  2. Good day I am so delighted I found your blog, I really found you by mistake, while I was looking on Aol for something else, Anyways I am here now and would just like to say many thanks for a incredible post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to browse it all at the minute but I have book-marked it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the fantastic work.

  3. I simply could not go away your web site prior to suggesting that I actually loved the usual info an individual supply in your guests? Is going to be again frequently in order to investigate cross-check new posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Olá, Sou Lucivando Coriolano. Bacharel em Contabilidade pela UFPE e Pós Graduado em Auditoria. Atualmente sou Contador de carreira na Prefeitura Municipal de Ipojuca (Grande Recife)

Newsletter

Informe seu Email para receber novos artigos e cursos

Redes sociais

Conheça nossos cursos