Estudantes e profissionais de contabilidade sabem que existem os seguintes métodos e critérios de apuração e. Controle de estoque: Custo médio, PEPS e UEPS.
UEPS no Brasil é o LIFO de Angola. LIFO é o anacrônico de siglas em inglês que traduze-se como o UEPS. Last in first on.
Última mercadoria a entrar é a primeira mercadoria a sair.
O decreto 3000/99 que rege a legislação do imposto de renda não aceita o UEPS ou LIFO como é chamado em Angola pelo fato que aumenta o custo das mercadorias vendidas que saem do estoque e consequentemente diminui- se o lucro antes do imposto de renda e em seguida dimimui-se o imposto de renda a pagar.
Neste ínterim seguimos as normas internacionais de contabilidade. Mas, ao meu Angola aceitando UEPS ou LIFO está em desacordo com as normas internacionais de contabilidade.
Outro ponto é que igualmente Brasil e Angola em suas Contabilidades sofrem influências da legislação tributária. É por isso, ainda que a contabilidade é negligenciada pelos empresários, pois não estão preocupados com balanço patrimonial ou apuração de lucro na demonstração de resultado do exercício. Nesse ponto Angola e Brasil tem esse ponto em comum em que o empresário só quer saber quanto vai pagar de imposto. E é claro isso se deve a forte influência da parte tributária dos países que citei anteriormente.
E por que o Brasil não aceita? O LIFO ou UEPS em períodos inflacionários tendem a aumentar o custo.
Lucivando Coriolano
Contador municipal pós graduado em auditoria e em estratégia econômica, professor empreendedor,escritor, YouTuber,estudante de analise e desenvolvimento de sistemas e licenciatura em matemática
One Response
O LIFO não é aceite pelas normas internacionais de contabilidade. Portanto, em Portugal desde 2010 e no Brasil, e outros muitos países este método de mensuração dos inventários não é mais usado.