Como o profissional da contabilidade pode ajudar o pequeno e médio agricultor a se profissionalizar e se transformar em empresário da agricultura?
Em pleno 2022 diante da alta nos preços das comodities, a alta digitalização das exigências do fisco e eminente extinção das notas fiscais manuais, agricultores que antes eram acostumados com apenas lidar com o árduo trabalho do campo, veem-se impelidos compulsoriamente a sentarem-se no escritório de sua propriedade- ainda que esta seja a mesa em que ele faz suas refeições familiares. E lidar com notas fiscais pensar nos mais diversos tributos, e planejar, organizar e entregar documentos e confiar em uma assessoria muitas vezes não especializada em seu ramo.
Vinte anos atras, seria impensável a um pequeno ou médio agricultor passar tanto tempo planejando como pagar este ou aquele tributo ou taxa, arquivar documentos e prestar informações as mais diversas fiscalizações a qual atualmente está submetido, sua produção muitas vezes estava ligada a subsistência de sua família e contava com a mão de obra dos filhos e posteriormente daqueles que se agregariam a família tais como genros, noras e netos, palavras como planejamento tributário, sucessão familiar (holding), e inclusive contratação de mão de obra com carteira assinada estavam longe de seu cotidiano, ao qual se resumia principalmente no planejamento e execução de sua atividade fim.
Diante do rápido avanço na modernização das relações produtivas no campo, e seus impactos no agricultor tradicional e familiar, não seria de se espantar esperar resistências e dificuldades para absorver tamanhas mudanças que advieram em tão pouco tempo. Afinal aos seus 20 anos o agricultor adulto que hoje está na faixa dos seus 40 anos de idade, certamente já trabalhava no sistema no qual obrigações digitais quase não existiam e a pilha de papeis certamente eram muito menores. Não obstante as frequentes alterações e transformações mechem com o brio do mais tecnológico profissional da contabilidade quem dirá ao produtor rural ao qual não está familiarizado com termos usados em legislações e suas exigências.
Concomitante a isso, as atuais transformações pela qual o profissional da contabilidade tem passado o leva a revolução da contabilidade 4.0, que está transformando a rotina deste profissional, possibilitando a sua atuação mais participativa e consultiva nos negócios de seus clientes. Este e um momento de descoberta a diversos empresários que em muitas vezes não conhecia ou não tinham a possibilidade de explorar o portfolio de conhecimento de seu contador. Em face disso e da chegada das tecnologias a zona rural pode se esperar que a agricultura também possa usufruir desta transformação e se aliar ao profissional da contabilidade.
Para além das porteiras as demandas para o profissional contábil pode não possuir limites, e sua entrada porteira adentro pode permitir uma transformação na forma como o próprio agricultor se percebe, se antes ele se via como humilde homem do campo, pode perceber -se com o auxílio de um profissional especializado em contabilidade rural que independente do tamanho de sua produção, ali trata-se de atividade semelhante a empresarial e que sua profissionalização urge, conforme as necessidades de organização e representatividade tornam-se imperativas.
Estar com documentos em dias, tais como certidões federais ,estaduais e municipais ,ter os tributos e taxas corretamente calculados e recolhidos, aproveitar os incentivos para a produção são apenas uma pequena faceta de como o contador pode se tornar braço direito na agricultura, aspectos pouco explorados como o planejamento do momento de aposentadoria deste agricultor, planejamento de sucessão ( aqui também vai envolver um bom profissional do direito), controle dos custos da produção , compreender quais custos e investimentos podem trazer mais retornos, podem fazer a diferença na sobrevivência da atividade.
Portanto podemos perceber que o contador pode se aliar ao agricultor e trazer a ele a visão de que seu negocio pode ir além do esperado e apresentar a ele os resultados de suas safras ou criação animal e inclusive orientar para que seu lucro não seja engolido por tributos , ou ainda por investimentos que não dão o devido retorno, a expertise gerencial , a aplicação dos princípios contábeis certamente orientarão o agro para o resultado a prevenção em anos ruins e a profissionalização de sua propriedade.
Juliane Santos
Contadora e Consultora
Especialista em Gestão Estratégica
Proprietaria da Pyxis treinamentos
Whatsapp +55 (066)984053957
7 Responses
Muito real sua análise. Interessante e verdadeiro.
Ok
Parabéns pelo artigo. Show!
Artigo de autoria de Juliana Santos!!!
You coսlɗ certainly see үour expertise witһin the article you write.
The ᴡorld hopes for more passionate writers such as you who are not afraid tߋ saу һow they believe.
All thе time go after your heart.
After examine a few of the weblog posts on your web site now, and I really like your means of blogging. I bookmarked it to my bookmark web site record and shall be checking back soon. Pls take a look at my website online as well and let me know what you think.
What?s Taking place i am new to this, I stumbled upon this I have found It positively helpful and it has helped me out loads. I hope to give a contribution & assist different users like its helped me. Great job.